Powered By Blogger

NOVIDADES

sábado, 8 de janeiro de 2011

Usina e casa na encosta do rio Piaí.

Esta é a usina hidrelética, onde Stefano Andreis trabalhou, nas margens do rio Piaí, durante grande parte de sua vida. Onde também trabalhou seu filho Felix, este, até sua aposentadoria. Na casa ao lado da usina, Felix morou boa parte de sua vida, juntamente com seu filhos. Em especial o filho Fortunato, que morou por aproximadamente três anos, até o nascimento dos filhos Izete e Nestor.

9 comentários:

  1. Boa noite. Os senhores por acaso conhecerma meu avô Ricardo Andreis, morava em Santa Lúcia do Piai. Procuro se ele nasceu aqui no Brasil ou se nasceu em Caxias, para efeito de cidadania italiana. Minha mãe é Celestina Adelaide Andreis.
    Parabéns pelo site e grande abraço
    Paulo Andreis

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. venho comentar pois meu nome é Rodrigo Andreis filho de Paulo Germano Andreis e sou neto de Pedro Andreis e bisneto de Ricardo Andreis e provavelmente somos parentes. Tambem gostaria de saber se ele nasceu em Santa Lucia ou em outro local qual ?.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, tudo bem?
    Prazer em encontrar você. conforme minha mãe me dizia, Pedro Andreis é irmão dela. Ele é portanto, meu tio. Visitei ele quando tinha uns doze anos. Depois em 1989 fui até seu sítio em Santa Lúcia e conversei com sua bisavó Dona Gema. Como eles estão? Soube por minha mãe Celestina Andreis que ele estava com uns 90 anos.
    Alguém dai sabe se nosso avô Ricardo Andreis nasceu em Caxias ou é imigrante vindo da Itália?
    Se souber agradeceria muito, pois meu filho quer cidania italiana e só falta a certidão de nascimento do meu avô.
    Grande abraço e votos de muita saúde aos seus avós.

    Moro em São Paulo hoje e meu endereço de e-mail é prandreis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola meu avô Pedro Andreis esta com 85 anos, e a minha avó Gema Bonatto esta com 79 anos, segundo a certdão de casamento dos meus avos Ricardo Andreis nasceu em 26/05/1901 neste estado e residia no distrito de Santa Lucia do Piaí e Casado com Genoveva Bandeira nascida em 10/10/1899 neste estado e minha avó Gema é filha de Carlos Bonatto e Virginia Turella

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Não tenho dados sobre as pessoas citadas, mas pelo que foi relatado fazem parte da mesma família da ramificação de Giovanni Baptitsta Andreis. Porém, quanto ao encaminhamento da cidadania italiana, não será mais possível. Pois a origem da família Andreis é de Trento Alto Adige. E para a cidadania aos trentinos não há mais possibilidade, no momento. O período hábil encerrou-se em 20/12/2010, segundo a lei italiana 379/2000. Partipei de um congresso da Associação Trentina, inclusive com a participação do cônsul trentino e grande parte dei Circoli Trentini do Brasil. O mesmo declarou que, neste momento, o governo italiano não pretende reabrir a possibilidade de processos dos trentinos para solicitação da cidadania italiana.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado meu amigo por estas informações. Vou repassar para alguns amigos, de sobrenome Andreis, que queriam saber se ainda podem pleitear a cidadania italiana. Sucesso em seu blog, porque foi através dele que conheci um parente de minha mãe e consequentemente meu também.
    Abraços a todos
    Paulo Andreis

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Fico feliz por poder passar informações sobre nossa família, a quem está a procura delas. Mas caso quiser estreitar os contatos, poderá fazê-lo pelo email deste blog, ou ainda pelo Facebook, tenho um grupo da família Andreis, ou meu próprio contato (João F. Andreis), assim poderemos, de formas mais dinâmicas, fazer esta troca sobre os membros espalhados por este mundão. Ou ainda, se souber da ascendência de seus familiares e estiver em busca, talvez ainda possa ajudá-lo. E muitas das notícias dos trentinos, consegue-se através dos Circoli Trentini, no Brasil,ou na Itália, ao qual tenho ligação. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Busco informações históricas sobre a construção da antiga usina. Saberia me informar quem foram seus construtores (engenheiros ou empresa), em que ano foi construída e para quais cidades fornecia energia?? Toda e qualquer informação será de grande valia!!Meu email é criscarvalho2000@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Cris. Estive meio ausente nas atualizações do blog. Mas respondendo as sua perguntas. O nome dos construtores creio que será bem difícil saber, pois sei que eram europeus (Ingleses, Alemães e Italianos). A energia produzida era somente para o consumo da localidade de São Vigilio da 6ª Légua, quase que endêmico.Se conseguir maiores informações te passarei.

    ResponderExcluir