Powered By Blogger

NOVIDADES

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Interior da usina hidroelétrica do rio Piaí, ano de 1913.

Interior da usina hidroelétrica do rio Piaí, ano de 1913.

Interior da usina hidroelétrica do rio Piaí, ano de 1913.


Construção da usina do Piaí.

A energia elétrica chegou ao município de Caxias do Sul primeiramente pela iniciativa de alguns industriais, que instalaram usinas geradoras para movimentar as máquinas de suas fábricas.
Uma dessas usinas pioneiras foi instalada, em 1901, pelo imigrante italiano Aristides Germani em seuMoinho Ítalo-Brasileiro, aproveitando as águas da cascata do arroio Tega.
Contudo, a energia gerada por essas indústrias era, inicialmente, de uso privado.
Foi em 1910 que a Intendência da então vila de Santa Tereza de Caxias abriu concorrência para que fosse implantado um serviço público de geração e distribuição de energia elétrica na sede do município, incluindo a iluminação das ruas e praças.
A proposta vencedora foi a do Banco da Província do Rio Grande do Sul, casa bancária sediada em Porto Alegre, que no começo do século XX investia também em ferrovias e geração de eletricidade. O contrato entre a Intendência e o banco foi assinado em 1910 e nesse mesmo ano começou a construção da usina hidrelétrica no rio Piaí.
Em 13 de maio de 1913 foram inauguradas a Usina do Piahy e a iluminação pública elétrica em Caxias, já então elevada à categoria de cidade.
Em 1919, o Banco da Província transferiu sua concessão para a Companhia Telefônica Riograndense, que explorou os serviços por cinco anos.
Em 1924, a Cia. Telefônica transferiu a concessão de energia elétrica de Caxias para a Companhia Riograndense de Usinas Elétricas, que explorava esse serviço também na cidade de Cachoeira do Sul.
A Riograndense de Usinas Elétricas mantinha duas usinas para abastecer Caxias: a hidrelétrica do rio Piaí e um complexo de turbinas termolétricas e diesel-elétricas, instalado na própria cidade.
Essas usinas não davam conta, porém, de abastecer a população crescente e as novas indústrias que eram inauguradas em Caxias do Sul todos os anos.
Algumas dessas indústrias, aliás, continuavam a manter geradores próprios e chegavam a abastecer de energia elétrica a população dos distritos onde estavam instaladas.
Em 1947, a Comissão Estadual de Energia Elétrica, CEEE, órgão do governo gaúcho, encampou as usinas de Caxias do Sul e reforçou o abastecimento da cidade com a Usina de Passo do Inferno, no rio Santa Cruz, primeira grande usina estatal do Rio Grande do Sul, inaugurada em 1948.
Em 1997, a CEEE privatizou o sistema de distribuição de energia elétrica do norte-nordeste do estado do Rio Grande do Sul, incluindo o setor de Caxias do Sul. Surgia assim a empresa privada Rio Grande Energia, RGE.
Desde 2006, a RGE faz parte da holding CPFL Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário